9 de jul. de 2011

A Umbanda por Matta e Silva

 
Enquanto o Espiritismo e a Teosofia construíam sua história através da literatura, a Umbanda sempre careceu de referências bibliográficas que permitissem um estudo mais aprofundado de suas práticas. Surgida justamente da mistura dos cultos africanos e indígenas que - de tão interiorizados pelas populações em suas regiões de origem – nunca careceram de livros que os esclarecessem, a Umbanda sobreviveu por muito tempo apenas da tradição oral, do que era transmitido diretamente através das entidades que nela se manifestavam e do que os médiuns aprendiam em suas tendas, através da observação.
Desde sua origem a Umbanda é confundida com diversas outras práticas espirituais afro-brasileiras e em muitos locais pode-se observar certa mescla de práticas umbandistas em terreiros de Nação e Candomblé.
Antes do surgimento de escritores populares como Rubens Saraceni e Robson Pinheiro, que abordam com regularidade assuntos relacionados à Umbanda e avançam na desmitificação de suas práticas, a principal referência e ainda fundamental nos dias atuais é sem dúvida W.W. da Matta e Silva.
Não se pode negar que a principal fonte de conhecimento na Umbanda são as próprias entidades que nela se manifestam, porém, nem sempre estas encontram ouvidos para tais ensinamentos e o que mais se observa é a falta de padrão nas casas que se auto intitulam de Umbanda.
Fundamental para quem deseja entender a Umbanda em sua profundidade ritualística, os seres que ali se manifestam, as origens e o que diferencia a Umbanda do Candomblé e da Nação, os livros de Matta e Silva são leitura obrigatória para Dirigentes, Caciques, Pais de Santo, etc.
Deixo aqui alguns de seus principais livros, para leitura online e download em PDF, aqueles que se interessarem, lembrem-se de retornar a esta página periodicamente, pois, à medida do possível outros livros do mesmo autor serão adicionados à postagem.
 


doutrina secreta
 


W_W_da_Matta_e_Silva_-_Mistrio.pdf




WW_da_Matta_e_Silva_-_Umbanda_.pdf

3 comentários:

Neusa Mary disse...

Excelente publicação. Muito difícil encontrar estas obras e mais difícil ainda é encontrar quem seja capaz de explicá-las. Há muito tempo buscava encontrar este material. Obrigada a vocês e muita paz e luz!

igor disse...

os links pra baixar os livros desse topico estao todos quebrados...poderia postar em outro servidor, e ou enviar pro meu email ivm3033@yahoo.com.br?

Unknown disse...

Nao estou conseguindo dar download

Postar um comentário