2 de fev. de 2012

Iemanjá - Orixá regente do polo positivo da linha da Geração

Iemanjá é o trono feminino da Geração e seu campo preferencial de atuação situa-se no amparo à maternidade.


O Trono Essencial da Geração assentado na Coroa Divina projeta-se e faz surgir, na Umbanda, a linha da Geração, em cujo polo magnético positivo está assentada a Orixá Natural Iemanjá e em cujo polo magnético negativo está assentado o Orixá Omulu.

Iemanjá, a nossa amada Mãe da Vida, é a água que vivifica, e o nosso pai Omulu é a terra que amolda os viventes.

Iemanjá rege sobre a geração e simboliza a maternidade, o amparo materno, a mãe propriamente. Ela se projeta e faz surgir sete polos magnéticos ocupados por sete Iemanjás, as regentes dos níveis vibratórios positivos e as aplicadoras de seus polos, todos positivos, pois Iemanjá não possui polos negativos.

Estas sete Iemanjás comandam incontáveis linhas de trabalho dentro da Umbanda. Suas Orixás intermediadoras estão espalhadas por todos os níveis vibratórios positivos, onde atuam como mães da “criação”, sempre estimulando nos seres os sentimentos maternais ou paternais.

  1. ° Iemanjá: é a Orixá Iemanjá Cristalina ou da Geração da Fé. Ela surge no 1° nível vibratório e no 1° polo magnético formado pelo entrecruzamento da irradiação da Geração com a corrente eletromagnética Cristalina, regida por Oxalá (Orixá da Fé).
  2. ° Iemanjá: é a Orixá Iemanjá Mineral ou Iemanjá do Arco-Íris do Amor e da Concepção. Ela surge no 2° polo magnético formado pelo entrecruzamento da corrente eletromagnética mineral, regida por Oxum (Orixá do Amor e da Concepção).
  3. ° Iemanjá: é a Iemanjá Vegetal ou Iemanjá da Seiva do Conhecimento. Ela surge no 3° polo magnético formado pelo entrecruzamento da corrente eletromagnética vegetal. Regida por Oxóssi (Orixá do Conhecimento).
  4. ° Iemanjá: é a Orixá Iemanjá ígnea ou Iemanjá do Calor da Geração. Ela surge no 4° polo magnético formado pelo entrecruzamento da corrente eletromagnética ígnea, regida por Xangô (Orixá da Justiça).
  5. ° Iemanjá: é a Orixá Iemanjá do Ar ou Iemanjá da Geração da Ordem. Ela surge no 5° polo magnético formado pelo entrecruzamento da corrente eletromagnética eólica, regida por Ogum (Orixá da Lei e da Ordem).
  6. ° Iemanjá: é a Orixá Iemanjá da Evolução ou Iemanjá da Geração do Saber. Ela surge no 6° polo magnético, formado pelo entrecruzamento da corrente eletromagnética telúrica, regida por Obaluaiê (Orixá da Evolução).
  7. ° Iemanjá: é a Orixá Iemanjá da Criação ou Iemanjá da Geração. Ela surge a partir do 7° polo magnético, formado pelo entrecruzamento da corrente eletromagnética aquática, regida por Iemanjá (Orixá da Geração).


Aí temos a classificação e descrição das sete Orixás Iemanjás naturais intermediárias, as regentes dos sete níveis vibratórios da linha da Geração. Todas atuam em nível multidimensional e projetam-se até para a dimensão humana, onde têm muitas de suas filhas estagiando. Todas têm suas hierarquias de Orixás Iemanjás intermediadoras, que regem hierarquias de espíritos religados às hierarquias naturais.


Retirado do livro "Código de Umbanda" de Rubens Saraceni

0 comentários:

Postar um comentário