Tem início hoje uma campanha do blog Além da Matéria que, aparentemente foge ao contexto espiritualista que nos propomos. Contudo, esta discrepância é apenas aparente, visto que se trata de uma campanha de cunho moral/comportamental.
Muitos mitos são criados diariamente na internet, imagens associadas com textos que não condizem com a cena, imagens manipuladas em photoshop, denúncias vazias que omitem e deturpam conduzindo os usuários ao engano e a desinformação.
Entendemos que a credibilidade do que circula na web é responsabilidade de todos e, portanto, devemos nos informar antes de passar adiante boatos, denúncias, notícias, por mais bem intencionadas que pareçam.
Muitas vezes há interesses políticos por trás dessas imagens e manchetes, muitas vezes a intenção é denegrir a imagem de alguém perante a sociedade. E, já vi até mesmo situações nobres, como o protesto contra Belo Monte, utilizando uma foto do Cacique Raoní chorando em uma homenagem feita a este como se fosse o momento em que recebeu a notícia sobre Belo Monte.
Sejamos, portanto, cuidados. É certo que alguém cria, edita ou deturpa os fatos, mas somos nós que passamos adiante ou não, transformando manipulações em verdadeiros mitos da internet que todos já viram, compartilharam e juram que é verdade, mas não é.
Nossa recomendação é que pesquisem, se informem, leiam a respeito do assunto antes de retransmitir uma informação supostamente grave aos seus amigos. Ajam com responsabilidade e evitem denegrir pessoas, instituições, programas, sem verificar antes a procedência da informação.
Não espalhe boatos! Não faça fofoca! Não conduza seus amigos ao erro! PARA A INTERNET MELHORAR, PESQUISE ANTES DE COMPARTILHAR!
Junte-se a nós no Facebook e ajude a compartilhar essa campanha!
0 comentários:
Postar um comentário